Já há um bom tempo especula-se sobre como fazer marketing digital de forma realmente efetiva. Para aqueles que não entendem muito, marketing digital pode ser entendido e classificado como uma estratégia online para aumentar as vendas de produtos e serviços através de uma loja digital ou através do direcionamento do internauta para um espeço físico.
No entanto, marketing digital engloba muito mais que isso. O primeiro ponto a ter em mente é que uma boa estratégia de marketing digital deve estar alinhada com os objetivos da empresa ou profissional. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas pecam neste ponto. Por exemplo, se tenho uma livraria e consigo vender em média 200 livros por mês, não adianta eu criar uma loja online para esta mesma livraria e ter como meta a venda de 300 livros ao mês, pois isso é algo irreal.
E já que estamos falando de números, uma boa estratégia de marketing digital deve ser capaz de ter resultados mensuráveis. Com produtos esta medição é mais fácil, mas com serviços é ela um pouco mais complicada. Vamos utilizar um outro exemplo: em uma empresa de marido de aluguel, depois da criação de um site otimizado através da plataforma Site Turbo, a empresa teve um aumento de 15% na contratação de serviços. Será que isso foi devido à criação do site com o Site Turbo, ou será que naquele mês houve um outro fator que pode ter acarretado o aumento, como o pagamento da primeira parcela do 13° salário? Estes são fatores que deve ser levados em conta ao analisar os resultados de uma estratégia de marketing digital.
Algo igualmente importante é o relacionamento com o clientes. Seja através do site ou seja através de redes sociais – já que os sites Site Turbo vêm integrados às redes sociais -, é preciso que haja meios do consumidor conseguir entrar em contato fácil e diretamente com a empresa ou profissional. E tão importante quanto isto, é necessário que haja um diálogo com o consumidor ou mesmo clientes em potencial. É necessário mostrar que você ou sua empresa se preocupa com as pessoas, que a opinião dele realmente importa. Isso é capaz tanto de transformas clientes em potencial em clientes efetivos quanto fidelizar aqueles que já fazem uso de seus produtos ou serviços.
Além disso, há estratégias, não propriamente de negócios mas sim de marketing digital, capazes de responder adequadamente a pergunta “como ganhar mais dinheiro com o meu site”. A primeira ferramenta é o SEO, ou otimização de mecanismos de busca. Para que alguém contrate seus serviços, é necessário primeiro que o conheça. Assim, de nada adianta ter um site se ele estiver “escondido” na web. O que o SEO faz é a inclusão de seu site entre os primeiros resultados de uma busca. Isso aumenta em muito as chances de alguém conhecer seu site.
Outra boa estratégia é o investimento em marketing de conteúdo. Ou seja, através da criação de textos que realmente sejam interessantes e úteis ao seu público alvo, é possível atrair muitos visitantes e divulgar seu serviços ou sua empresa a um número muito maior de pessoas.
Há ainda outras formas de como fazer marketing digital, mas as estratégias descritas até aqui são fundamentais e plenamente capazes de responder a pergunta que tanto assombra empresas e profissionais liberais, isto é, como ganhar mais dinheiro com o meu site.